08 de setembro

Acig integra a Campanha Setembro Amarelo “A informação salva vidas!” em Guarapuava

Entidades se mobilizam com programação do Setembro Amarelo durante todo o mês

A Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava e outras 26 entidades de diferentes setores municipais estão participando da Campanha Setembro Amarelo “A informação Salva Vidas!”, iniciada no dia 1º de setembro, em Guarapuava. A campanha visa chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção do suicídio.

Idealizada pela Rádio T e Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ), em Guarapuava, a campanha conquistou a adesão de entidades públicas e privadas, empresas e veículos e comunicação, devido à importância do tema.

Durante o mês de setembro, várias ações estão programadas para o mês de setembro, como blitz no dia 10 com entrega de flyers informativos, mesa redonda, entrevistas com profissionais da área, entre outros. As entidades participantes também já providenciaram iluminação amarela em suas fachadas, remetendo ao tema.

“Informação é a melhor forma de prevenir o suicídio. Precisamos falar sobre depressão e identificar os sinais de alerta que podem evoluir para o suicídio. Precisamos de um olhar conjunto sobre a saúde mental”, observa a comunicadora Mônica Córdova.

Para a presidente da Acig, Elaine Scartezini Meirelles, é muito importante somar forças nesta campanha para informar e conscientizar toda a população. “Nós já preparamos a iluminação amarela na entidade e estamos organizando diálogos sobre bem-estar emocional dentro das empresas para nossos associados. Temos que falar sobre o tema, do cuidado com a saúde mental e, principalmente, combater o preconceito que ainda existe sobre o assunto”, comenta.

Quem está participando?

Fazem parte da campanha, 12º Grupamento de Bombeiros, 16º Batalhão de Polícia Militar, 26º Grupo de Artilharia de Campanha, Associação Brasileira de Odontologia – Regional Guarapuava (ABO), Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), Câmara Municipal de Guarapuava, CCBEU Guarapuava, Colégio Lobo, Guarapuava Salvando Vidas (GSV), Hemocentro Guarapuava, Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, Instituto Virmond, Lojas Maçônicas, Núcleo Regional de Ensino, OAB – Subseção de Guarapuava, Portal RSN, Prefeitura Municipal de Guarapuava, Centro Universitário Campo Real, Rotary Club de Guarapuava Lagoa, Shopping Cidade dos Lagos, Sindicato das Indústrias de Madeira de Guarapuava (Sindusmadeira), Sindicato Rural de Guarapuava, Uniguairacá, Unicentro, Festa do Soquete, Grupo de Mulheres Empreendedoras, Núcleo Regional de Ensino e Unimed Guarapuava.