Acig divulga próximos segmentos que deverão formar núcleos setoriais em Guarapuava

Há dois meses, empresários de Guarapuava aceitaram o desafio, proposto pela Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava), de se aliar aos concorrentes em busca do fortalecimento dos setores.

Empreendedores de mecânica, imobiliárias e conselheiros do Ceme (Conselho Empresarial da Mulher Executiva) e Conjove (Conselho do Jovem Empresário) formam hoje os primeiros núcleos setoriais no município, de acordo com a atual proposta. Enquanto isso, empresários de gastronomia e hotelaria caminham para a formação do quinto núcleo, que deverá ocorrer ainda em setembro, após planejamento estratégico.

Em reunião realizada esta semana na Acig, o Comitê Gestor do Empreender avaliou as primeiras ações dos núcleos e os principais desafios a serem superados agora que o programa está consolidado na cidade. Outro tema debatido foi a escolha dos novos segmentos que deverão ganhar núcleos setoriais ainda este ano.

“Avaliamos o atual cenário do município e percebemos que há uma interessante movimentação de empresários de salões de beleza, cosméticos, materiais de construção e do grupo “Vem pra Saldanha”. Por isso, estes serão os próximos convidados a conhecer a metodologia do Programa Empreender”, justifica Lucas de Barros, consultor do programa na Acig. Segundo o consultor, posteriormente, mais setores serão formados, pois a meta é criar no mínimo oito núcleos setoriais até dezembro.

O Empreender

O Programa Empreender é um caminho gratuito de orientação a empreendedores através de associações comerciais que organizam núcleos setoriais, valorizando o aspecto associativo. A política associativista gera força para as reivindicações coletivas em problemas comuns, mas não interfere na individualidade.

Nos núcleos setoriais são realizadas compras conjuntas, prestação de serviços ou fabricação de produtos de forma coletiva, treinamentos que atendam necessidades específicas, participação coletiva em feiras, intercâmbio de informações, missões técnicas e comerciais, venda conjunta e logística de distribuição conjunta.

Para participar do Programa Empreender basta ser associado da Acig.