Acig apoia posicionamento do Sindicato Varejista de Guarapuava em relação ao dia da Consciência Negra

Na próxima quarta-feira (20), é comemorado em todo o Brasil, o Dia da Consciência Negra, dia dedicado à reflexão sobre a história da cultura negra na sociedade brasileira. Em comemoração à data, vereadores de Guarapuava aprovaram, em 2012, a Lei 1792/2009, que torna civil o feriado facultativo do dia da Consciência Negra.

Segundo Abrão Melhem, presidente do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Guarapuava, o Sindicato e Acig vão abrir suas portas, pois entendem que o feriado é inconstitucional. "Nossa entidade tem um profundo respeito pelos afro descendentes, mas é a favor de que a data seja comemorada com homenagens prestadas em instituições", defende Melhem.

De acordo com o presidente do Sindicato Patronal, dia 20 de novembro o comércio de Guarapuava funcionará normalmente, pois os empresários sofrem demasiadamente com o número excessivo de feriados existentes no  país. Tal opinião é compartilhada pelo presidente da Acig, Eloi Mamcasz, que entende que os feriados de 2013 impactaram negativamente no giro da economia local gerada pelo comércio.

Melhem afirma ainda que, em outubro deste ano, procurou João Napoleão, autor da Lei municipal, na tentativa de transformar o feriado em ponto facultativo, mas que não houve retorno por parte do vereador.