25 de agosto

A Semana do Brasil é a nova Black Friday. A sua empresa está participando?

Entre os dias 3 e 13 de setembro, ocorre a 2ª edição da Semana do Brasil, organizada pelo Governo Federal e coordenada pela Instituição para Desenvolvimento do Mercado (IDV).

A iniciativa começou no ano passado, com o objetivo de incentivar o comércio a realizar promoções em setembro, que costuma ser um mês com movimentação baixa. Além disso, por meio da campanha, o governo busca a valorização do feriado histórico de 7 de setembro (Independência do Brasil), inspirado nas campanhas de varejo norte-americano, que seguem a tendência de aliar feriados nacionais à campanhas promocionais.

Em 2019, mais de 2.800 empresas participaram da campanha. Conforme dados da Compre & Confie, o faturamento nos quatro primeiros dias da Semana do Brasil 2019 foi 37,6% maior do que no mesmo período de 2018. E de acordo com a Ebit/Nielsen, o aumento em transações on-line durante todos os dias de campanha foi de 41%. Outra curiosidade interessante da 1ª edição é que o Paraná foi o segundo estado mais engajado do país, atrás apenas de São Paulo.

O slogan da campanha de 2020 é: “Todos juntos com segurança pela reconquista e o emprego”. Nesse sentido, a Semana do Brasil busca gerar oportunidades tanto para a classe empresarial quanto para os consumidores. O primeiro, porque consegue aquecer suas vendas, em um mês que fica entre o Dia dos Pais e o Dia das Crianças. O segundo, por aproveitar descontos incríveis.

“É fundamental que nossos empresários guarapuavanos se conscientizem sobre a importância de participar da Semana do Brasil. Os gigantes do comércio brasileiro de todos os setores participarão, e se quisermos que os clientes daqui prestigiem as nossas empresas, precisamos aderir e oferecer promoções atrativas”, afirma a presidente da Acig, Elaine Scartezini Meirelles, complementando que a expectativa para setembro é que “a Semana do Brasil proporcione alto potencial para os negócios e circulação da economia”.

4 dicas para sua loja aumentar as vendas na Semana do Brasil

1) Selecionar produtos de alta demanda
O primeiro passo para conquistar um bom desempenho de vendas na Semana do Brasil é ter produtos de alta demanda no seu portfólio. Por isso, entenda quais são os itens mais buscados pelo público da sua loja e acompanhe o que a concorrência está fazendo. Ao incluir mercadorias estratégicas no seu catálogo, você conseguirá atrair muito mais clientes e, assim, aumentar as vendas!

2) Oferecer bons descontos
Se você quer se destacar na Semana do Brasil, precisa oferecer descontos realmente bons – do contrário, os consumidores irão procurar outra loja. Para isso, sugerimos que você aplique grandes descontos em produtos estratégicos e, junto a isso, monte kits de produtos para aumentar o ticket médio. Mas lembre-se: nesse processo, é fundamental ter planejamento para evitar prejuízos financeiros.

3) Preparar o estoque
Outro requisito para um bom desempenho na campanha é preparar o estoque da loja com antecedência. Imagine centenas de clientes querendo comprar na sua loja, e você sem quantidade suficiente de mercadoria para atendê-los. Seria frustrante tanto para você quanto para os consumidores, não é mesmo? Por isso, planeje com atenção o estoque da sua loja, considerando o potencial de saída de cada item.

4) Anunciar em diferentes canais de venda
A última dica é diversificar os canais de venda. Ao expor seus produtos em mais de uma vitrine – seja ela física ou virtual –, você aumenta muito as chances de venda. Um bom caminho para ganhar visibilidade é anunciar na internet e nos marketplaces. Fonte: As dicas acima foram elaboradas pela empresa Olist.

Como as empresas participam da Semana do Brasil?
No site oficial da campanha, as empresas podem anunciar no link. Ademais, é fundamental que os lojistas de Guarapuava criem suas campanhas promocionais entre os dias 3 e 13 de setembro, divulgando amplamente nas mídias sociais, para despertar o interesse dos clientes.