16 de julho

Presidente da Faciap visita a Acig

“Visitamos empresas que fazem a economia girar em Guarapuava”, destacou Fernando Moraes durante reunião na Acig

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Fernando Moraes, visitou a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig), nesta quinta-feira (15), onde participou de um encontro com líderes empresariais e representantes da entidade e da Coordenadoria das Associações Comerciais do Centro-Oeste do Paraná (Cacicopar).

Participaram do encontro a presidente da Cacicopar, Maria Inês Guiné, o vice-presidente da Acig, Claudinei Pereira, a presidente da Aceri, Meire Tatiane Capelin, o presidente da Acifoz, Adecir Farias de Lima, o presidente do Conselho Deliberativo da Acig, Osvaldo Tavares, presidente da Cooperativa Sicredi Planalto das Águas, Fábio Peterlini, diretores e associados da Acig.

Visita Faciap

Além dos trabalhos desenvolvidos pela entidade e Coordenadoria, as concessões dos pedágios no Paraná foi um dos temas da pauta. Fernando também reforçou sobre a importância do associativismo e como ele pode ser o caminho para vencer as dificuldades provocadas pela pandemia neste momento.

“Queria parabenizar todos pelo associativismo em Guarapuava, por estarem se dedicando para que a gente possa ter uma região e uma cidade pujante. Esse é o papel do associativismo”, comentou.

Visitas técnicas na região

De acordo com a presidente da Cacicopar, Maria Inês Guiné, uma programação com visitas técnicas foi preparada exclusivamente para o presidente da Faciap. “Um dos objetivos da Coordenadoria e da Acig em trazer a Federação foi para mostrar os potenciais da nossa região”, destacou.

Assim, na quarta-feira (14), Fernando visitou o Grupo Santa Maria, onde foi recepcionado pelo CEO, Marcelo Lacerda Vieira. O grupo, que iniciou suas atividades em 1962 como uma serraria, hoje é formado pela Santa Maria Papéis, Reflorestadora São Manoel, Três Capões Agronegócio e Curucaca Geradora, no segmento de energia.

Após a visita, o presidente conheceu o complexo de inovação Cilla Tech Park (CTP), uma iniciativa que reúne atores do poder público, privado e do terceiro setor, que tem como objetivo viabilizar iniciativas empreendedoras e tecnológicas para promover o desenvolvimento sustentável de Guarapuava e região.

Localizado no bairro planejado Cidade dos Lagos, o complexo de inovação também é conhecido por ser uma das 18 unidades pré-certificadas pelo Sistema de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec). “Fiquei encantado com o Parque Tecnológico, o que vocês têm aqui é muito avançado”, destacou o presidente da Faciap.

Sua última visita aconteceu na manhã de quinta-feira (15), na sede da Cooperativa Agroindustrial Agrária, no distrito de Entre Rios, que contempla a maior maltaria da América Latina, atendendo aproximadamente 30% da demanda do mercado brasileiro de cerveja. Além da cevada, as principais culturas produzidas pelos cooperados são soja, milho e trigo.