Programa Melhor Aprendiz Tech fomenta mão de obra na área de TI

No último dia 10 de setembro, foi lançado para o público o programa Melhor Aprendiz Tech, uma iniciativa do SENAC Paraná com apoio de entidades nacionais e estaduais, visando a fomentação da mão de obra qualificada na área de TI para o estado do Paraná. Essa iniciativa, primeiramente, capitalizou 8 cidades do estado, estimando um total de 250 vagas pelo PSG (empresas contribuintes do SENAC), além de outras vagas complementares pelo SENAI.

O intuito do projeto, é trazer na teoria e na prática, capacitações em programação computacional, para jovens de 14 a 24 anos, estudantes de escolas públicas ou não, além de já formados e que já tiveram experiências no mercado de trabalho. O programa conta com carga horária total de 1.000 horas, sendo 440 no SENAC e 560 na empresa, totalizando um ano de programa. Rodrigo Rosalem, Diretor de Finanças e Desenvolvimento Organizacional do SENAC Paraná, é o idealizador da iniciativa, para ele, o Melhor Aprendiz Tech é uma maneira de ligar a oferta a demanda do mercado de trabalho na área de Tecnologia e Inovação. “A gente tenta fazer uma ponte entre as duas coisas. O que gente precisa fazer para desenvolver a inovação? Unir a oferta de capacitação com as oportunidades de mercado”, explica o diretor.

Após o contato entre entidades de Guarapuava e o idealizador do projeto, e apresentado o interesse para que o programa conecte suas bases na cidade do centro-sul também, chegou-se ao acordo que o município irá entrar em modo de preparo e capitalização de empresas para o firmamento do projeto em nossa cidade, capacitando jovens para o mercado de trabalho tecnológico, um dos pilares de nossa economia.

O Secretário de Desenvolvimento e Inovação de Guarapuava, Sandro Abdanur, foi um dos articuladores para que uma das estações de geração de vagas se solidificasse no nosso município. “Vamos trabalhar para preparar nosso ecossistema para receber de cara essa primeira turma do Melhor Aprendiz Tech”, afirmou Sandro.

O início da primeira turma do Melhor Aprendiz Tech está oficializado para o dia 13 de outubro, os interessados em cadastrar suas empresas no programa podem se dirigir ao Senac, para mais informações de como realizar o cadastro e o início dos preparativos. Vale salientar, que o projeto está firmado em conjunto a legislação da aprendizagem: Lei 10.097/2000, Decreto 5.598/2005, Portaria 723/2012, garantindo ao jovem um salário-mínimo/hora (regional), considerando o total de horas trabalhadas, computando também a carga horária referente às atividades teóricas.

“O primeiro passo é a empresa procurar a unidade do Senac ou do Senai para informar que tem interesse em contratar aprendizes e quantas vagas deseja reservar. A empresa receberá todas as informações do que deve ser feito. Na sequência, a empresa realiza o processo seletivo da forma que preferir, contrata os aprendizes e envia a documentação para o Senac ou Senai realizarem a matrícula do aluno ”, finaliza a Gerente Executiva da unidade do SENAC em Guarapuava, Marta Gavanski Harmatiuka.

Abaixo você confere um vídeo apresentando de forma completa o Melhor Aprendiz Tech. Já quem está do outro lado dessa ponte e se deseja se tornar aprendiz no programa, pode buscar mais informações no SENAC de Guarapuava e pelo link.

Fonte: Assessoria Cilla Tech Park