Você sabia que a diretoria da Associação Comercial trabalha voluntariamente?

Com frequência as Associações, Conselhos e Sindicatos aparecem como fonte na imprensa, seja emitindo posicionamentos, articulando eventos ou divulgando dados sobre suas respectivas ações. Mas, você sabe o que cada um destes órgãos faz? A primeira diferença é jurídica.

As Associações e Sindicatos são órgãos privados, sendo que o primeiro pertence aos próprios associados e age de acordo com o Estatuto elaborado pelos mesmos; e o segundo é uma entidade autorizada por lei para defender os interesses trabalhistas da sua base sindical. Já os Conselhos Profissionais são órgãos públicos, criados por lei, com a função de defender as profissões regulamentadas, ou seja, que não são de livre exercício profissional.

No caso da Acig, uma Associação representante da classe empresarial, o quadro de diretores trabalha voluntariamente, ou seja, sem qualquer tipo de remuneração. A entidade conta com a dedicação de gestores dos mais diversos segmentos, que se ausentam de suas empresas por alguns momentos da semana, para se dedicar ao associativismo. Dentro do empreendedorismo o tempo é preciosíssimo, por isso, a Acig agradece imensamente a todas as pessoas que doam parte de seu tempo para fazer da entidade uma forte representante em Guarapuava.

Além disso, a Acig também está inserida em um contexto de respaldo regional, estadual e nacional. Entenda:

A Cacb (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil) é formada por 27 federações, representantes de cada um dos estados, e estas agregam 2.300 associações comerciais e empresariais que associam por adesão voluntária mais de dois milhões de empresários em todo o país, pessoas jurídicas e físicas, de todos os setores da economia.

Fundada em 1959, a Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná) representa hoje 290 associações comerciais e um universo de mais de 50 mil empresas em todo o Estado. A entidade é uma das maiores instituições do sistema no Brasil, com atuação em 75% dos municípios paranaenses.

Fundada em 1992, a Cacicopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresarias do Centro Oeste do Paraná), é uma das 12 coordenadorias regionais da Faciap.  Atualmente a Cacicopar é integrada por 16 associações sediadas na região centro oeste do Paraná, e abrange um universo de mais de 2.000 empresas associadas por livre adesão.

Fundada em 1955, a Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava) conta com um quadro de quase mil empresas associadas por livre adesão.