Notícias

06 de agosto

Diretoria da Acig visita o Instituto para Pesquisa do Câncer

No dia 6 de agosto, membros da diretoria da Acig fizeram uma visita técnica no Instituto para Pesquisa do Câncer, que fica no 2º andar do Cancer Center do Hospital São Vicente de Paulo. O Instituto, que já está em funcionamento, terá suas atividades conduzidas por uma gestão tripartite a ser feita pela Acig, Hospital São Vicente e Unicentro.

 

A estrutura vai fomentar pesquisas de alto nível e ensino de qualidade, podendo ainda investigar outras doenças do ponto de vista genético, trabalhar com a parte genômica de animais e plantas, e, até mesmo, produzir estudos inéditos no Brasil.

 

MISSÃO DO INSTITUTO

Desenvolver pesquisa básica e aplicada voltada à prevenção das doenças de base genética em especial ao câncer;

 

Desenvolver pesquisa básica e aplicada ao diagnóstico, prognóstico e tratamento do câncer, além de promover a formação de recursos humanos especializados em atenção oncológica e análise genômica;

 

Desenvolver pesquisa básica aplicada com ênfase em genômica voltada às diferentes áreas da saúde humana, além da agricultura e pecuária.

 

“Projetos como esse, com tamanha relevância social, precisam de apoio das iniciativas privada e pública, por isso a Acig é parceira desde o início. O Instituto vem para legitimar, de fato, Guarapuava como uma referência estadual, nacional – e ouso dizer, internacional – em saúde e tecnologia”, afirma a presidente da Acig, Elaine Scartezini Meirelles.

 

Para o empresário e presidente do Conselho Gestor do Cancer Center, Odacir Antonelli, não somente a qualidade de atendimento da saúde e de desenvolvimento científico serão resultantes do projeto, mas a própria economia será beneficiada.

 

 “O IPEC é um bem social enorme, e também trará reflexos econômicos, com investimentos, capital humano qualificado e circulação de renda para nossa cidade. Por isso, a Acig tem que estar aqui dentro, fazer parte, trazer demandas e ideias, com uma visão futurista”, avalia Antonelli.

 

Alguns projetos iniciais do Instituto são:

Projeto 1 – Diversidade genética da população de Guarapuava (construindo as bases para a medicina de precisão);

Projeto 2 – Estudo da heterogeneidade intratumoral para melhorar a resposta terapêutica;

Projeto 3 – Diagnóstico clínico-genético e molecular da deficiência mental idiopática em alunos da APAE Guarapuava.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos que qualquer dúvida sobre os seus dados, você pode entrar em contato com o DPO da Acig, Margarete Freitas – dpo@acig.com.br(42) 3621-5501.