Pesquisa da Acig revela desempenho comercial do Dia das Mães em Guarapuava

58% dos empresários afirmaram que mantiveram ou superaram as vendas do ano passado, enquanto 42% declararam que o faturamento ficou abaixo

Após o Dia das Mães, a Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava) realizou uma pesquisa com os associados para identificar como foi o desempenho de vendas da segunda data comemorativa mais importante para o comércio.

Através de contato telefônico, 50 empresas – escolhidas aleatoriamente – foram consultadas para a pesquisa, sendo que 58% declararam que venderam mais ou mantiveram o desempenho do ano passado, enquanto 42% afirmaram que as vendas diminuíram com o impacto da pandemia.

De acordo com o presidente da Acig, Cledemar Antonio Mazzochin, o levantamento foi realizado pela entidade para ter um termômetro do impacto da pandemia e crise econômica no comércio guarapuavano.

“Contatamos 50 empresas, localizadas em diferentes regiões da cidade, desde o coração do centro, mais afastadas do centro, e comércios de bairros, para que tivéssemos um retrato de como o comércio da cidade como um todo está sendo afetado. Muitos empresários, mesmo os que afirmaram que venderam menos se comparado ao ano passado, nos relataram que as vendas do Dia das Mães foram melhores do que o esperado, principalmente na sexta e sábado que antecederam a data”, conta o presidente.

Entre os entrevistados, os comércios localizados no centro demonstraram maior equilíbrio nas respostas, já as empresas dos bairros tiveram um resultado considerado bastante satisfatório nas vendas, já que 85% afirmaram ter vendido mais ou igual ao ano passado. Outra questão interessante identificada é que muitos apontaram as mídias sociais e o delivery como estratégias para manter o contato com os clientes nesse período de pandemia.

Cerca de um mês antes do Dia das Mães, a Associação iniciou uma campanha de incentivo ao comércio local – via mídias sociais, TV e rádio – buscando conscientizar o cliente guarapuavano de que comprar nas empresas da cidade ajuda na retomada do crescimento econômico.

“Esperamos contar com o apoio do cliente de Guarapuava nesse momento. Agora que passou o Dia das Mães, já estamos nos preparando pra o Dia dos Namorados, e é muito importante que as pessoas se conscientizem de que comprar nas empresas daqui significa fazer girar toda uma cadeia produtiva local, significa contribuir com a manutenção de emprego, impostos e renda do município”, conclui Mazzochin.