16 de dezembro

Empresas e pessoas físicas podem destinar parte do Imposto de Renda para entidades de Guarapuava

Prazo para informar Receita Federal sobre destinação é 31 de dezembro

Pessoas ou empresas que declaram e pagam Imposto de Renda (IR) podem destinar parte do valor devido para entidades que atendem crianças e idosos em Guarapuava.  E essa ajuda não altera o valor devido, somente permite que o próprio contribuinte diga onde parte do dinheiro deve ser aplicado. Empresas do regime lucro real podem destinar até 2% do valor para dois fundos. Já pessoas físicas têm a possibilidade de direcionar até 6% do imposto que vão pagar. A data para fazer essa indicação é 31 de dezembro.

O contribuinte precisa apurar o valor que pode destinar. Para isso, a declaração apresentada no ano anterior pode servir de base. O contador pode orientar a forma correta desse cálculo antecipado.

Em Guarapuava são dois destinos possíveis: o Fundo Municipal da Criança e Adolescente e Fundo Municipal do Idoso. Nos dois casos o dinheiro é repassado para entidades que prestam serviços diretamente a comunidade. Tudo com o acompanhamento e fiscalização dos conselhos municipais.

“A pessoas físicas podem fazer a doação de duas maneiras, podem optar pela doação dirigida a um dos projetos inscritos no bando de projetos do Conselho de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Condica) ou pode fazer a doação diretamente para o fundo, sem a indicação da entidade”, explicou a conselheira do Condica Lucineri Vandressem.

No caso do Fundo do Idoso não há banco de projetos regulamentado e não há possibilidade de direcionar a doação a uma entidade. Os valores repassados ao fundo serão direcionados de acordo com a legislação e critérios do Conselho.

Prazo

Se a pessoa física não fizer essa destinação até 31 de dezembro desse ano ainda poderá fazer essa indicação para Receita Federal até o final do prazo da entrega da declaração no ano que vem. Mas nesse caso o percentual é menor (3%), e o dinheiro vai ajudar as entidades no ano seguinte (2021).

Já para empresa de regime lucro real a doação pode ajudar dois fundos, cada um com 1% do imposto devido. De qualquer forma, é uma tarefa simples que não vai fazer o contribuinte pagar a mais e pode ajudar muito instituições da cidade. “Nós, como cidadãos, podemos contribuir para construir políticas públicas aqui no nosso município”, reforçou Lucineri.

Projeto

Os oito projetos relacionados a crianças e adolescentes somam R$ 2,3 milhões e essa é a meta de arrecadação. No ano passado o valor chegou a R$ 700 mil. No Fundo do Idoso não há projetos cadastrados e o dinheiro será repassado pelo Conselho para as instituições.

As dúvidas podem ser sanadas com o seu contador, mas a equipe dos conselhos pode lhe ajudar. O telefone é (42) 3623-7995.

Fonte: Central Cultura de Comunicação