16 de dezembro

2ª Parada de Natal da Acig reúne mais de cinco mil pessoas

A Parada percorreu a Rua XV de Novembro, entre a Praça Cleve e a Praça 9 de Dezembro

No domingo (15), a Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava) realizou a 2ª edição da Parada de Natal de Guarapuava, com o apoio da Energisa e da Prefeitura Municipal. Mais de 15 grupos desfilaram, somando 500 pessoas, enquanto o público que acompanhou a movimentação na extensão da rua XV de Novembro passou de cinco mil.

Desde a sua primeira edição, a Parada tem como um de seus objetivos principais integrar diferentes bairros com o centro da cidade. Por isso, cinco bairros tiveram concentração de grupos, que percorreram as ruas de Guarapuava simultaneamente até chegar à Praça Cleve. Os ciclistas saíram do bairro Santana, os motoqueiros do bairro planejado Cidade dos Lagos, os colecionadores de carros antigos do Bonsucesso, os jeepeiros do Tancredo Neves, e da Vila Bela saíram os carros das empresas participantes da campanha de prêmios Natal Sonho Dourado da Acig.

Os cinco grupos chegaram à Praça Cleve por volta das 19h, onde uniram-se aos participantes que já estavam concentrados. Entre as atrações do desfile estavam: caminhão interativo da Energisa, trenzinho do Noel, grupo de escoteiros de Guarapuava, carreta da alegria, trenzinho da Pietrobon, banda dos Noéis, caminhão especial Covsom, grupo de cães das raças Golden Retriever e Husky Siberiano, artistas encantados da Felchak Produções e, claro, o Papai Noel.

“Ano passado nós iniciamos a Parada de Natal, com a intenção de criar uma cultura de clima natalino na cidade, fortalecendo as tradicionais iniciativas da Prefeitura, que são a Praça Encantada e o Coral dos Anjos. De 2018 para 2019 percebemos que a Parada caiu nas graças do guarapuavano e já se tornou um dos eventos imperdíveis da cidade. O público aumentou quase dez vezes da primeira para a segunda edição, e novos grupos nos procuraram este ano para participar do desfile”, afirma o presidente da Acig, Cledemar Antonio Mazzochin, ressaltando que todo o trabalho de organização da Parada é voluntário, e isso demonstra a força do associativismo.

A vice-presidente da Acig, Maria Inês Guiné, observa que a Parada traz um encantamento diferente para o público. “As famílias ficaram fascinadas com os cachorros, os carros antigos, as motos, e demais grupos participantes. Muitas pessoas não sabem que nossa cidade tem tantos grupos organizados, e a Parada acaba funcionando como uma vitrine para mostrar o que Guarapuava tem de diferente e encantador. Para a Associação é uma honra poder contribuir para que as famílias ocupem os espaços públicos, tenham momentos de lazer e felicidade juntos, e curtam a nossa linda cidade”, afirma Guiné.

A Acig agradece todos os parceiros que participaram da Parada de Natal e os que possibilitaram a sua realização, em especial à Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria Municipal de Trânsito, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e as empresas de segurança privada Inviolável e Falcão.