Guarapuava recebe representantes de Portugal para avaliar parcerias comerciais

Os portugueses visitarão indústrias de Guarapuava e realizarão uma palestra com o tema “Investir em Portugal: escolha certa, momento certo”

No dia 21 de outubro, às 9h, no Teatro Municipal de Guarapuava, o Conselheiro Econômico da Embaixada de Portugal no Brasil e Diretor da AICEP (Agência de Investimento e Comércio Externo de Portugal), Fernando José Carvalho, ministrará a palestra “Investir em Portugal: escolha certa, momento certo”, para um público de empresários, representantes do poder público municipal e comunidade universitária.

O evento faz parte de uma série de ações que serão realizadas durante a visita dos portugueses a terras guarapuavanas. Além da palestra, a comitiva visitará as empresas Santa Maria Papel e Celulose e Cooperativa Agrária, e participará de reuniões com autoridades (empresariais e do poder público) locais, visando fomentar o aprofundamento das relações bilaterais existentes entre os dois países, e compreender a dinâmica econômica da região.

“É uma visita informal, que pode resultar em abertura de mercado, troca de conhecimentos e informações. Isso, futuramente, evoluirá para algo positivo, para trocas comerciais, e quem sabe formatação de startups”, avalia o consultor de negócios e investimentos, Adriano Barison Matos.

Em relação à palestra, o objetivo é apresentar Portugal como um destino para investimentos de brasileiros no exterior.

“Apresentaremos as vantagens competitivas de Portugal, e os incentivos existentes para quem quer investir. O nosso país é uma plataforma de entrada e acesso ao mercado europeu com mais de 250 milhões de consumidores. Não existe um segmento específico para o investimento estrangeiro, mas podemos dizer que os que têm sido realizados apostam justamente em fatores como tecnologia, inovação, talentos de RH e turismo”, explica o Conselheiro Econômico e Diretor da AICEP, Fernando José Carvalho.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava, Cledemar Antonio Mazzochin, esta visita trará benefícios para o setor produtivo de ambos os países.

“Estamos construindo um relacionamento internacional que trará frutos a todos os parceiros. Nós mostraremos aos portugueses os potenciais de Guarapuava em termos de comércio e indústria, para que eles visualizem os investimentos possíveis de realizar aqui. Da mesma forma, compreenderemos melhor o contexto de Portugal, o que é interessante para aqueles que queiram expandir seus negócios para a Europa. É uma via de mão dupla”, analisa o presidente.

Além do Conselheiro Econômico Fernando José Carvalho, já está confirmado a vinda da Vice Cônsul de Portugal no Paraná, Susana Pereira, e do Cônsul Honorário de Portugal em Londrina, Antonio Lourenço Martins.