Notícias

05 de junho

Primeira fase das obras na XV de Novembro deve terminar em até 90 dias

Projeto contempla o Calçadão da Rua XV entre as ruas Brigadeiro Rocha e Saldanha Marinho

.

A revitalização do Calçadão da XV de Novembro é uma iniciativa da Prefeitura de Guarapuava, realizada pela Secretaria de Planejamento e Urbanismo do Município. Com um investimento de aproximadamente R$14 milhões, financiado pelo Paraná Cidade, as obras começaram no dia 14 de maio. Por conta disso, atualmente dois trechos da Rua XV de Novembro estão temporariamente bloqueados: entre as ruas Professora Leonídia e Visconde de Guarapuava, e entre as ruas Visconde de Guarapuava e Marechal Floriano Peixoto.

.

Nesta primeira fase, o objetivo é a retirada do mobiliário urbano (bancos, floreiras e o calçamento de petit pavè), que em seguida serão reutilizados em outros espaços, como parques, praças e demais espaços públicos. Também serão feitas readequações necessárias para a implantação do canteiro de obras e início do desenvolvimento do novo sistema de drenagem do calçadão.

.

Apesar dos trechos próximos a Praça Nove de Dezembro estarem atualmente bloqueados, as ruas transversais não serão afetadas para que o tráfego siga normalmente. A previsão de liberação dos pontos que estão em obra é de 90 dias, dependendo das condições climáticas. Já o prazo para a revitalização completa do trecho de oitocentos metros de melhorias é 12 meses, dependendo das mesmas condições. Novos pontos de interdições serão avisados com antecedência pela Prefeitura.
.

A OBRA

.

O projeto foi apresentado em setembro de 2022 pela prefeitura de Guarapuava, por meio do (CEPLUHG) Centro de Planejamento Urbano e Habitacional de Guarapuava, quando todos os lojistas com sede na Rua XV de Novembro foram convidados a participar e debater a viabilidade da operação.

.

A obra inclui nivelamento da rua, faixas táteis, ciclofaixa, arborização, paisagismo, bancos, floreiras, lixeiras, iluminação, bebedouros, bicicletários, quiosques, espaço comercial climatizado com banheiros e fraldários, área para feiras, estacionamentos, nova escadaria e rampas de acesso à Praça Nove de Dezembro. Também prevê um calçadão entre as ruas Saldanha Marinho e Tiradentes e a integração da Praça Nove de Dezembro com o Museu Visconde de Guarapuava, o Santuário Nossa Senhora de Belém e a Rua XV de Novembro.

.

A intenção do projeto é aprimorar a mobilidade urbana, através da implementação de um novo sistema de drenagem, que inclui grelhas para o escoamento da água das galerias pluviais. Além disso, a avenida reconstruída contará também com a implementação de placas fotovoltaicas, que através da geração de energia limpa, vão promover a sustentabilidade ambiental.

.

Confira abaixo imagens da construção:

.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos que qualquer dúvida sobre os seus dados, você pode entrar em contato com o DPO da Acig, Margarete Freitas – dpo@acig.com.br(42) 3621-5501.